Dieta, Receitas

8 Benefícios à Saúde do Chá de Kombucha

8-Benefícios-à-Saúde-do-Chá-de-Kombucha

8 Benefícios à Saúde do Chá de Kombucha

A kombucha é um chá fermentado que tem sido consumido por milhares de anos. Ela não só tem os mesmos benefícios à saúde do chá, mas também é rica em probióticos benéficos. A kombucha também contém antioxidantes, que pode matar as bactérias prejudiciais e pode ajudar a combater diversas doenças. Aqui estão o top 8 benefícios da kombucha, baseados em evidências científicas.

1) A Kombucha é uma Fonte Rica de Probióticos

Acredita-se que a kombucha é originária da China ou do Japão. Ela é feita ao adicionar certas culturas de bactéria, levedura e açúcar ao chá verde ou chá preto, e então deixá-la fermentar por uma semana ou mais. Durante esse processo, a bactéria e a levedura criam uma massa parecida com um cogumelo na superfície, razão pela qual a kombucha também é conhecida como chá de cogumelo. Essa massa na realidade é uma colônia simbiótica de bactéria e levedura, ou “SCOBY”, e pode ser usada para fermentar novas kombuchas. É desta forma que a kombucha funciona: O processo de fermentação produz vinagre e vários outros compostos ácidos, traços de álcool e gases que a tornam uma bebida carbonatada. Uma grande quantidade de bactérias probióticas também é produzida durante a fermentação. Os probióticos proporcionam bactérias saudáveis ao seu intestino. Essas bactérias podem melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo a digestão, a inflamação e até mesmo a perda de peso. Por essa razão, adicionar probióticos como a kombucha à sua dieta pode melhorar sua saúde em diferentes maneiras.

8-Benefícios-à-Saúde-do-Chá-de-Kombucha-pura-nutricao-comprar-kombucha-online

2) A Kombucha Contém os Benefícios do Chá Verde

O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Isso se dá porque o chá verde contém muitos compostos bioativos, como polifenóis, que funcionam como antioxidantes poderosos no corpo. A kombucha feita a partir do chá verde tem várias propriedades do chá e assim muitos dos mesmos benefícios. Estudos demonstram que tomar chá verde regularmente pode aumentar a quantidade de calorias que você queima, reduzindo a gordura abdominal, melhorando os níveis de colesterol, auxiliando no controle do açúcar sanguíneo e mais. Estudos também demonstram que consumidores de chá verde têm riscos menores de câncer de próstata, mama e cólon.

3) A Kombucha Contém Antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, que são moléculas reativas que podem danificar suas células. Antioxidantes de alimentos e bebidas são muito melhores para a sua saúde do que suplementos de antioxidantes. A kombucha, especialmente quando feita  partir do chá verde, parece ter efeitos antioxidantes poderosos para o fígado. Estudos consistentemente demonstram que tomar kombucha regularmente reduz a toxicidade ao fígado causada por compostos químicos tóxicos, em alguns casos em pelo menos 70%.

4) A Kombucha Pode Eliminar Bactérias

Uma das principais substâncias produzidas durante a fermentação da Kombucha é o ácido acético, que também é abundante no vinagre. Assim como os polifenóis no chá, o ácido acético é capaz de matar diversos microorganismos potencialmente prejudiciais. A kombucha feita de chá preto ou de chá verde parece ter fortes efeitos bactericidas, particularmente contra bactérias causadoras de infecções. Um estudo realizado em galinhas descobriu que a kombucha tem efeitos anti-microbiais e efeitos que promovem o crescimento semelhantes como em antibióticos.

comprar-kombucha-comprar-kombucha-online-8-Motivos-Para-Tomar-Kombucha-Todos-os-Dias-kombucha-scoby-SCOBY-Pura-Nutricao-pura-nutricion



5) A Kombucha Pode Reduzir o Risco de Doenças Cardíacas

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Estudos em ratos apontam que a kombucha pode ajudar em dois indicadores dessas doenças, o colesterol LDL e o HDL. O chá verde e o chá preto protegem as partículas de colesterol LDL da oxidação, que acredita-se contribuir para doenças cardíacas. Consumidores de chá têm até 31% de redução em riscos de desenvolver doenças cardíacas, um benefício que também deve ser obtido ao se consumir a kombucha. Você pode comprar Kombucha online para adicioná-la a sua dieta.

6) A Kombucha Auxilia a Gerenciar a Diabetes Tipo 2

A diabete tipo 2 afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina. Um estudo em ratos diabéticos descobriu que a kombucha retarda a digestão de carboidratos, o que reduz os níveis de açúcar no sangue. Ela também melhora o funcionamento dos rins e no fígado. A kombucha feita de chá verde é ainda mais benéfica, já que o chá verde tem se demonstrado reduzir os níveis de açúcar no sangue.

7) A Kombucha Ajuda na Proteção Contra o Câncer

O Câncer é uma das principais causas de morte do mundo. Ele é caracterizado pela mutação celular e um crescimento celular descontrolado. Em estudos de tubo de ensaio, a kombucha ajudou a prevenir o crescimento e a propagação das células cancerígenas, graças a sua alta concentração de polifenóis e antioxidantes. COmo as propriedades anti-cancerígenas dos polifenóis do chá funcionam não é totalmente compreendido. No entanto, acredita-se que os polifenóis bloqueiam a mutação genética e o crescimento das células cancerígenas, enquanto também promove a morte das células cancerígenas.

8) A Kombucha É Saudável Quando Feita Corretamente

A kombucha é um chá rico em probióticos com muitos benefícios à saúde. Você pode comprar a Kombucha online ou fazê-la você mesmo em casa. No entanto, seja muito cauteloso ao prepará-la da forma correta. Kombucha contaminada ou fermentada demais pode levar a sérios problemas de saúde e até à morte. Kombucha caseira também pode conter até 3% de álcool. A opção mais segura é comprar a kombucha em uma loja ou online.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>