Beleza, Dieta

Os 7 Benefícios à Saúde do Colágeno

Os-7-Benefícios-à-Saúde-do-Colágeno

Os 7 Benefícios à Saúde do Colágeno

O Colágeno é uma das proteínas mais abundantes do nosso corpo e é a principal proteína estrutural do tecido conectivo. A suplementação com colágeno reduz os sintomas da artrite, melhora a saúde das juntas e aumenta o crescimento capilar. Aqui nós apresentaremos os benefícios à saúde do colágeno e como aumentar a produção do colágeno. Você também pode adicionar suplementos de colágeno à sua dieta para melhorar o seu estilo de vida.

O Que É o Colágeno?

Os tecidos são feitos de mais do que apenas células. A maior parte do volume do tecido é composta pela matriz extracelular (ECM), uma grande mistura de proteínas e açúcares produzidos por certas células, que mantém nossas células juntas. O ECM é composto por dois componentes, os proteoglicanos e as proteínas fibrosas. Colágenos, elastinas, fibronectinas e lamininas são todas proteínas fibrosas componentes do ECM. O colágeno é uma das proteínas encontradas no ECM. O Colágeno é uma das proteínas mais comuns nos tecidos. O termo colágeno provém da palavra grega kólla, que quer dizer “cola”.

Os Benefícios da Suplementação de Colágeno

1) O Colágeno Ajuda Com Artrite e Artrose

Em um estudo, pacientes com artrite reumatóide severa receberam colágeno de galinha durante um período de três meses reduzindo o número de juntas inchadas em comparação com o uso de um placebo. Quatro pacientes no grupo que utilizou o colágeno perceberam todos os seus sintomas desaparecerem além de uma estagnação da progressão da doença. Um estudo mais amplo com mais de duzentos pacientes descobriu que múltiplas doses reduzem o inchaço nas juntas. Outro estudo envolvendo pacientes com artrose descobriu que em um período de três meses consumindo colágeno, eles tiveram seus sintomas reduzidos, diminuindo a dor e melhorando sua habilidade de realizar atividades diárias, incluindo subir e descer escadas.

Os-7-Benefícios-à-Saúde-do-Colágeno-O-Colágeno-Ajuda-Com-Artrite-e-Artrose

2) O Colágeno Melhora a Saúde das Juntas

Um estudo realizado em centenas de atletas com dores nas juntas descobriu que o uso do colágeno ao longo de vários meses diminuiu significativamente suas dores.Em outro estudo em atletas com dores nos joelhos, algumas gramas de colágeno diariamente por três meses reduziram as dores relacionadas a suas atividades.

3) O Colágeno Melhora a Pele

A pele é o maior órgão do corpo, e o colágeno é um de seus principais componentes. Enquanto o corpo humano envelhece, a quantidade de colágeno diminui em um por cento por ano. Essa diminuição pode ser observada na formação de rugas e flacidez na pele. Um estudo realizado em mulheres descobriu que a suplementação diária de colágeno ao longo de oito semanas aumentou a elasticidade da pele.

Os-7-Benefícios-à-Saúde-do-Colágeno-comprar-colageno

4) O Colágeno Melhora o Crescimento Capilar

Em um estudo realizado em mulheres com queda de cabelo, o uso de colágeno ao longo de vários meses resultou em melhoras no volume capilar, na cobertura do couro cabeludo, no brilho e na espessura do cabelo. A oleosidade e a maciez da pele também melhoraram. A aplicação tópica de colágeno sobre a pele/cabelo pode ser benéfico ao crescimento capilar. Além de tomar suplementos de colágeno, que podem ser comprados online, você também pode procurar por produtos para os cuidados da pele e cabelo que contenham colágeno.

5) O Colágeno Melhora a Densidade Óssea

O Colágeno é um dos principais componentes dos ossos. Ao longo do envelhecimento do corpo, a produção do colágeno diminui nos ossos, o que diminui também a densidade óssea. Pessoas com mais de 70 anos de idade têm uma densidade óssea mais baixa, aumentando o risco de ferimentos. Um estudo demonstrou que o colágeno aumentou a densidade óssea em ratos. Esses resultados demonstram que o colágeno pode prevenir a redução de densidade óssea relacionada à idade em humanos.

6) O Colágeno Melhora a Regulação do Açúcar no Sangue

Um estudo com pacientes que tomaram suplementos de colágeno por três meses tiveram os níveis de açúcar, pressão e colesterol sanguíneo mais baixos. Para regular os níveis de glicose no sangue, os médicos geralmente recomendam dietas e exercícios. Além de se alimentar de forma saudável e ter um estilo de vida ativo, as pessoas podem suplementar suas dietas com colágeno para reduzir os níveis de açúcar do sangue e aumentar os níveis de insulina.

7) O Colágeno Ajuda a Tratar Úlceras de Pressão

Em um estudo com quase cem pacientes com úlceras de pressão, o uso de suplementos de colágeno três vezes ao dia por dois meses melhoraram a cura das úlceras de pressão.

O Que Diminui a Produção de Colágeno?




1) Raios UV Diminuem a Produção de Colágeno

A radiação UV ativa vários fatores de crescimento celular que diminuem a produção de colágeno tipo I. A exposição ao sol interfere na estabilidade do ECM por causa da diminuição da produção de colágeno e no aumento da quebra da matriz extracelular.

2) Baixo Nível de Vitamina C Diminui a Produção de Colágeno

A Vitamina C é necessária para a formação correta de colágeno. Deficiência em vitamina C pode levar ao escorbuto. O escorbuto é o resultado de colágeno mal formado no ECM. Isso leva a tecidos danificados e podem eventualmente causar a morte.

3) Fumar Diminui a Produção de Colágeno

Fumar tabaco pode diminuir a produção de colágeno. Fumantes produzem dezoito por cento menos colágeno tipo I e vinte e dois por cento menos colágeno tipo III em suas peles em relação a não-fumantes. As Metaloproteínas Matriz (MMPs) são responsáveis por diminuir a qualidade das proteínas matriz como o colágeno. Níveis de MMP são duas vezes mais altos em fumantes em relação a não-fumantes, o que quer dizer que as proteínas são degradadas mais rapidamente. Ao diminuir a produção de colágeno, o fumo acelera o envelhecimento da pele e pára a capacidade do nosso corpo de reparar ferimentos.

4) Estresse + Pouco Sono Diminuem a Produção de Colágeno

O estresse tem se provado impactar negativamente a nossa saúde. O estresse pode levar indiretamente ao envelhecimento da pele e à má recuperação de feridas ao reduzir os níveis de colágeno. A falta de sono causa estresse e aumenta os níveis de cortisol. O cortisol diminui a produção de colágeno.

Os-7-Benefícios-à-Saúde-do-Colágeno-O-Colágeno-Ajuda-Com-Artrite-e-Artrose-comprar-colageno

Como Aumentar a Produção de Colágeno

1) Nutrientes que Aumentam a Produção de Colágeno

Muitos tipos de suplementos de colágeno existem e são uma ótima forma de adaptar seu estilo de vida para um consumo maior de colágeno. Aqui estão algumas opções naturais que estimulam a produção de colágeno:

  • Vitamina C: É encontrada em diversas frutas e vegetais e é uma forma fácil de aumentar os níveis de colágeno.
  • Lisina e Prolina: Encontradas em carnes como frango e peixes. Elas são aminoácidos necessários para a produção de colágeno.
  • Vitamina B3: Também conhecida como niacinamida, ela pode auxiliar no estímulo da síntese de colágeno e podem ser encontradas em altas concentrações em carnes magras, amendoins e cogumelos.
  • Vitamina A: Também conhecida como retinol, é encontrada em fígado, ovos e produtos laticínios. Ela pode reduzir a atividade das MMPs e aumentar a produção de colágeno.

2) Exercícios Aumentam a Produção de Colágeno

Estudos conduzidos com ratos demonstram que concentrações de colágeno aumentam após os exercícios. Isso indica que a produção de colágeno é maior após os exercícios.

3) Geleia Real Aumenta a Produção de Colágeno

A Geleia Real é secretada pelas glândulas de abelhas. Ela possui muitas proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais. Um estudo descobriu que ratos que consumiram um suplemento de Geleia Real produziram mais colágeno em sua pele.

4) Aloe Vera Aumenta a Produção de Colágeno

Aloe Vera é uma planta que é amplamente utilizada em produtos para a pele e o cabelo. Tradicionalmente, aloe é utilizada para reduzir irritações de pele como queimaduras por exposição prolongada ao sol. Suplementos de Aloe Vera podem melhorar a pele ao aumentar a produção de colágeno e diminuir a degradação do colágeno.

Efeitos Colaterais dos Suplementos de Colágeno

Não existem efeitos colaterais negativos por consumir suplementos de colágeno. Se você está consumindo colágeno de peixes, você pode ter uma concentração mais alta de cálcio. Essa é a razão pela qual os suplementos de colágeno que podem ser comprados online são uma forma excelente de aumentar os níveis de colágeno e conseguir todos os benefícios que vêm com essa proteína importante.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>