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17 Benefícios de Base Científica dos Ácidos Graxos Ômega-3

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17 Benefícios de Base Científica dos Ácidos Graxos Ômega-3

Os ácidos graxos Ômega-3 são muito importantes. Eles podem ter vários benefícios à saúde de seu corpo e cérebro. Na verdade, poucos nutrientes já foram tão estudados quanto os ácidos graxos ômega-3 foram. Aqui estão 17 benefícios à saúde dos ácidos graxos ômega-3 que são baseados pela ciência.

1) Os Ômegas-3 Podem Combater a Depressão e a Ansiedade.

A depressão é uma das condições mentais mais comuns do mundo. Sintomas incluem tristeza, letargia e um sentimento de perda de interesse pela vida. A ansiedade também é uma condição muito comum, e é caracterizada por um nervosismo e uma preocupação constantes.Curiosamente, estudos sugerem que pessoas que consomem ômegas-3 regularmente têm menor probabilidade de sofrer de depressão. Além disso, quando pessoas com depressão ou ansiedade começam a tomar suplementos de ômega-3, seus sintomas melhoram. Existem três tipos de ácidos graxos ômega-3: ALA, EPA e DHA. Um dos três, EPA, parece ter o melhor efeito no combate à depressão. Um estudo descobriu que o EPA é tão eficiente contra a depressão quanto o Prozac, um remédio antidepressivo. Os suplementos de ômega-3 podem ajudar a prevenir e tratar a depressão e a ansiedade. O EPA parece ser o mais eficiente na luta contra a depressão.

2) Os Ômegas-3 Podem Melhorar a Saúde dos Olhos.

O DHA, um tipo de ômega-3, é um importante componente estrutural do cérebro e da retina do olho. Quando você não recebe DHA suficiente, problemas na visão podem ocorrer. Curiosamente, consumir ômega-3 suficiente está relacionado a um reduzido risco de degeneração macular, uma das principais causas mundiais de dano permanente à visão e de cegueira.

3) Os Ômegas-3 Promovem a Saúde Cerebral Durante a Gravidez e a Primeira Infância.

Os Ômegas-3 são cruciais para o crescimento cerebral e o desenvolvimento em bebês. O DHA consiste 40% dos ácidos graxos poliinsaturados do cérebro, e 60% da retina do olho. Assim, não é uma surpresa que os bebês que consomem uma fórmula fortificada com DHA têm uma melhor visão do que bebês que tomem fórmulas sem o componente. Obter o suficiente de ômegas-3 durante a gestação é associado com uma gama de benefícios à criança, incluindo:

  • Maior inteligência
  • Melhor comunicação e habilidades sociais
  • Menos problemas comportamentais
  • Risco reduzido de atraso no desenvolvimento
  • Risco reduzido de TDAH, autismo e paralisia cerebral.
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4) Os Ômegas-3 Podem Auxiliar Com Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas.

Ataques cardíacos e infartos são a principal causa de morte no mundo. Décadas atrás, pesquisadores observaram que comunidades consumidoras de peixes tinham taxas muito baixas dessas doenças. Foi posteriormente descoberto que isso se dá parcialmente pelo consumo de ômega-3. Desde então, os ácidos graxos ômega-3 têm demonstrado vários benefícios para a saúde cardíaca.

Dentre estes:

  • Triglicerídeos: Os Ômegas-3 podem causar uma maior redução nos triglicerídeos geralmente na faixa de 15 a 30%.
  • Pressão arterial: Os Ômegas-3 podem reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas com pressão alta.
  • Colesterol HDL: Os Ômegas-3 podem aumentar os níveis de colesterol HDL (o “bom”)
  • Coágulos de Sangue: Os Ômegas-3 podem evitar que as plaquetas sanguíneas se aglutinem. Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos perigosos.
  • Placas Arteriais: Ao manter as artérias regulares e livres de dano, os ômegas-3 ajudam a prevenir que placas restrinjam e endureçam as artérias.
  • Inflamações: Ômegas-3 reduzem a produção de algumas substâncias liberadas durante as respostas inflamatórias.

Para algumas pessoas, os ômegas-3 podem diminuir o colesterol LDL (o “ruim”). No entanto, as evidências divergem e alguns estudos na verdade apontam um aumento no LDL, Curiosamente, a despeito desses efeitos benéficos em relação a fatores de risco para doença cardíaca, não há evidência convincente de que suplementos de ômega-3 possam prevenir ataques cardíacos e infartos. Muitos estudos apontam que não há benefícios.

5) Os Ômegas-3 Podem Reduzir os Sintomas de TDAH em Crianças.

O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental caracterizado pela falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Muitos estudos descobriram que crianças com TDAH têm níveis menores de ácidos graxos ômega-3, comparadas com crianças saudáveis. Além disso, vários estudos descobriram que suplementos de ômega-3 pode auxiliar a reduzir os sintomas do TDAH. Os ômegas-3 podem auxiliar com a falta de atenção e a habilidade de terminar tarefas. Eles também podem diminuir a hiperatividade, a impulsividade, a inquietação e a agressividade. Recentemente, pesquisadores avaliaram as evidências por trás de diversos tratamentos de TDAH. Foi encontrado que suplementação de óleo de peixe é um dos tratamentos mais promissores.

6) Os ômegas-3 Podem Reduzir os Sintomas da Síndrome Metabólica.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições. Ela inclui obesidade central (gordura abdominal), pressão arterial alta, resistência à insulina, alto nível de triglicerídeos e baixo nível de HD. Esse é uma grande preocupação de saúde pública, já que aumenta seu risco de desenvolver diversas outras doenças. Essas incluem doenças cardíacas e diabetes. Os ácidos graxos Ômega-3 podem reduzir inflamações e a resistência à insulina , e auxiliar com os fatores de risco de doença cardíaca em pessoas com a síndrome metabólica.

7) Os Ômegas-3 Podem Combater a Inflamação.

A inflamação é muito importante. Nós precisamos combater as infecções e reparar o dano no corpo. No entanto, às vezes a inflamação persiste por muito tempo, mesmo sem nenhuma infecção ou machucado presente. Isso é chamado de inflamação crônica (de longo prazo). É conhecido que a inflamação de longo prazo pode contribuir para quase todas as doenças crônicas ocidentais, incluindo doenças cardíacas e câncer. Ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de moléculas e substâncias relacionadas à inflamação, como eicosanóides e citocinas. Estudos demonstraram consistentemente uma relação entre o consumo mais alto de ômega-3 e a redução na inflamação.

8) Os Ômegas-3 Podem Combater Doenças Autoimunes.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico confunde células saudáveis com células invasoras e as ataca. A diabetes tipo 1 é um ótimo exemplo. Nessa doença, o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. Os ômegas-3 podem ajudar no combate a algumas dessas doenças, e podem ser especialmente importantes durante a infância. Estudos demonstram que obter ômega-3 suficiente durante o primeiro ano de vida se relaciona com um risco reduzido de doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, diabetes autoimune em adultos e esclerose múltipla. Os ômegas-3 demonstram-se capazes de ajudar a tratar lúpus, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doença de Crohn e psoríase.




9) Os Ômegas-3 Podem Auxiliar Com Distúrbios Mentais.

Níveis baixos de ômega-3 foram reportados em pessoas com distúrbios psiquiátricos. Estudos demonstram que suplementos de ômega-3 podem reduzir a frequência de episódios de instabilidade de humor e relapsos em pessoas com esquizofrenia e distúrbio bipolar. Suplementos de ácidos graxos ômega-3 também  podem reduzir o comportamento violento.

10) Os Ômegas-3 Podem Combater o Declínio Mental Relacionado à Idade e o Mal de Alzheimer.

Um declínio na função cerebral é uma das consequências inevitáveis do envelhecimento. Muitos estudos demonstraram que um consumo maior de ômega-3 está relacionado à diminuição do declínio mental e a um risco reduzido de mal de Alzheimer. Além disso, um estudo descobriu que pessoas que consomem peixes gordurosos tendem a ter mais massa cinzenta no cérebro. Esse é o tecido cerebral que processa as informações, memórias e emoções.

11) Os Ômegas-3 Podem Prevenir o Câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo ocidental, e ácidos graxos ômega-3 foram tidos por muito tempo como capazes de reduzir certos tipos de câncer. Curiosamente, estudos demonstram que pessoas que consomem mais ômegas-3 tem até 55% menos risco de câncer de cólon. Além disso, o consumo de ômega-3 está relacionado a um risco reduzido de câncer de próstata em homens e câncer de mama em mulheres. No entanto, nem todos os estudos concordam sobre o assunto.

12) Os Ômegas-3 Podem Reduzir a Asma em Crianças.

A asma é uma doença pulmonar crônica com sintomas como tosse, falta de ar e chiado. Ataques severos de asma podem ser muito perigosos. Eles são causados pela inflamação e o inchaço das vias pulmonares. Além disso, os índices de asma têm subido nas últimas décadas. Muitos estudos relacionam o consumo do ômega-3 com um risco mais baixo de asma em crianças e adultos jovens.

13) Os Ômegas-3 Podem Reduzir a Gordura no Fígado.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é mais comum do que você pensa. Ela aumentou com a epidemia de obesidade, e agora é a causa mais comum de doenças crônicas hepáticas no mundo ocidental. A suplementação com ácidos graxos ômega-3 tem demonstrado uma redução na gordura e inflamação do fígado em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica.

14) Os Ômegas-3 Podem Auxiliar na Saúde dos Ossos e das Juntas.

A osteoporose e a artrite são duas condições comuns que afetam o sistema ósseo. Estudos indicam que os ômegas-3 podem melhorar a força dos ossos ao aumentar a quantidade cálcio. Isso pode levar a um risco reduzido de osteoporose. Os Ômegas-3 também podem ajudar com a artrite. Pacientes que tomam suplementos de ômega-3 informaram redução em dores nas juntas além de maior força.

15) Os Ômegas-3 Podem Aliviar Sintomas Menstruais.

As dores menstruais ocorrem na parte inferior do abdômen e da pélvis, e às vezes chega às costas e às coxas. Isso pode resultar em efeitos significativamente negativos na qualidade de vida da pessoa. No entanto, estudos demonstram repetidamente que mulheres que consomem mais ômega-3 têm sintomas menstruais mais leves. Um estudo chegou a descobrir que um suplemento de ômega-3 foi mais eficiente do que ibuprofeno para tratar dores severas durante a menstruação.

17) Gorduras Ômega-3 São Boas Para a Sua Pele.

O DHA é um componente estrutural de sua pele. Ele é responsável pela saúde das membranas das células, que consiste grande parte da pele. Uma membrana celular mais saudável resulta em uma pele mais macia, hidratada, flexível e sem manchas. O EPA também beneficia a pele de muitas maneiras, incluindo:

  • Gerenciando a produção de óleo na pele.
  • Gerenciando a hidratação da pele.
  • Prevenindo a hiperqueratinização dos folículos capilares (pequenos pontos vermelhos geralmente encontrados na parte superior dos braços).
  • Prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
  • Prevenindo a acne.

Os Ômegas-3 também podem proteger a sua pele do dano solar. O EPA ajuda a bloquear a liberação de substâncias que consomem o colágeno da sua pele após a exposição ao sol.

16) Os Ácidos Graxos Ômega-3 Podem Melhorar o Seu Sono.

Um bom sono é um dos fundamentos de uma saúde ideal. Estudos demonstram que a falta de sono está relacionada a muitas doenças, incluindo obesidade, diabetes e depressão. Baixos níveis de ácidos graxos ômega-3 são associados a problemas de sono em crianças e da apneia obstrutiva do sono em adultos. Baixos níveis de DHA também foram relacionados a baixos níveis do hormônio melatonina, que te ajuda a adormecer. Estudos tanto em crianças quanto em adultos demonstraram que a suplementação com ômega-3 aumenta a duração e a qualidade do sono.

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Os Ômegas-3 Têm Muitos Benefícios à Saúde

Os ácidos graxos Ômega-3 são incrivelmente importantes para uma saúde ideal. Obtê-los dos próprios alimentos, como comer peixes gordurosos duas vezes por semana, é a melhor forma de garantir a ingestão ideal de ômega-3. Se você não tem tempo, ou não pode comer certos alimentos com alto teor de Ômega-3, você pode sempre comprar suplementos de Ômega-3 online para te auxiliar com a sua dieta. Para pessoas com pouco ômega-3, essa é uma alternativa muito eficiente e barata para melhorar sua saúde.

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