Beleza, Dieta

O Que é o Colágeno? 7 Formas em que o Colágeno Pode Melhorar Sua Saúde

Benefícios-do-Colágeno-Para-Suas-Juntas-Pele-suplementos-de-colageno-pura-nutricao

O Que é o Colágeno? 7 Formas em que o Colágeno Pode Melhorar Sua Saúde

Você pode reconhecer o Colágeno como um ingrediente em sua loção corporal favorita ou então pode ter percebido os suplementos de Colágeno nas lojas. Mas o que é o colágeno? Como você deve incorporá-lo em sua vida para melhorar sua saúde?

O colágeno é uma das proteínas mais comuns em nossos corpos, especialmente o colágeno tipo 1. Ele é encontrado nos músculos, nos ossos, na pele, nas veias, no sistema digestivo e nos tendões. Ele é o que ajuda a dar à nossa pele sua força e elasticidade, junto com a restauração das células mortas da pele. Quando o assunto é nossas juntas e tendões, nos termos mais simples, ele é a “cola” que ajuda a manter o corpo unido. A produção de colágeno de nosso corpo naturalmente começa a diminuir ao envelhecermos e essa é uma das principais causas dos sinais do envelhecimento. Outros fatores de estilo de vida – como consumir uma dieta rica em açúcar, fumar ou ter muita exposição ao sol pode causar níveis mais baixos de colágeno.

1) Melhora a Saúde da Pele e do Cabelo

Ao envelhecer, a produção de colágeno diminui. Você perceberá isso fisicamente: Pele mais flácida, com rugas, e menos elasticidade. Aumentar os níveis de colágeno pode ajudar a sua pele a parecer mais firme, aumenta a maciez, e ajuda as células da sua pele a manter sua regeneração e reparação normais. Estudos que investigaram as propriedades anti-idade do colágeno descobriram que de 2,5 a 5 gramas de colágeno hidrolisado usado por mulheres de 35 a 55 anos uma vez por dia ao longo de oito semanas melhorou significativamente a elasticidade da pele, a hidratação da pele, a secura e a rigidez da pele, tudo com poucos ou nenhum efeito colateral. Isso torna o colágeno um dos melhores suplementos naturais disponíveis para cuidados com a pele, que você pode comprar online. O colágeno também reduz a celulite e as estrias, às vezes causadas pela rápida perda de peso por rotinas dietéticas eficientes.

2) Reduz Dores e Desgaste nas Juntas

Ao perder colágeno, nossos tendões e ligamentos começam a se mover com mais dificuldade, levando à rigidez, juntas inchadas e mais. Com sua estrutura parecida com gel e macia que cobre e sustenta nossos ossos unidos, o colágeno nos permite mover sem dor. A proteína ajuda suas juntas a se mover mais facilmente, reduz a dor por vezes associada ao envelhecimento e até reduz os riscos de deterioração das juntas. Não é uma surpresa que um estudo recente descobriu que o colágeno é um tratamento eficiente para cuidar da osteoartrite e outras dores e distúrbios das juntas. Pesquisas descobriram que suplementos de colágeno ajudaram pacientes que sofriam de artrite reumatóide a encontrar conforto para sintomas dolorosos ao diminuir o inchaço de juntas macias. Também foi descoberto que pessoas com dores de osteoartrite nas juntas tratando-se com colágeno demonstraram melhoras nas atividades diárias, como ao subir escadas, e uma melhora geral na qualidade de vida.

Benefícios-do-Colágeno-Para-Suas-Juntas-Pele-suplementos-de-colageno

3) Ajuda a Tratar o Intestino Irritável

Se você sofre de síndrome do intestino irritável, uma condição em que toxinas não-saudáveis são capazes de passar pelo seu trato digestivo, o colágeno pode ser bastante eficiente. Ele pode ajudar a quebrar as proteínas e aliviar o revestimento do intestino, curando as células danificadas de suas paredes e fortalecendo-as com aminoácidos saudáveis. O maior benefícios digestivo de consumir mais colágeno é que ele ajuda a formar tecido conectivo e assim auxilia o revestimento protetor do trato gastrointestinal.

4) Melhora o Metabolismo, a Massa Muscular e a Energia

Adicionar suplementos de colágeno pode ajudar a melhorar o seu metabolismo ao adicionar massa muscular magra à sua forma e ajudar com a conversão de nutrientes essenciais. Um dos papéis mais importantes da glicina é a ajuda em formar o tecido muscular ao converter glicose em energia e alimentar as células musculares. Reter massa muscular é crucial ao envelhecer, já que ela ajuda a manter a postura, a saúde óssea e queima mais calorias do que gordura. Ao consumir colágeno, você pode se beneficiar ao também consumir vitamina C para garantir que seu corpo possa converter o colágeno em sua forma utilizável. Pesquisas demonstram que a glicina também tem papéis importantes tanto nas funções dos sistemas digestivo e nervoso central, que são importantes para manter um corpo saudável e jovem. A glicina parece auxiliar no retardamento de efeitos do envelhecimento ao melhorar o uso dos antioxidantes pelo corpo e também é utilizada no processo de construção de células saudáveis.

5) O Colágeno Ajuda a Manter Unhas, Cabelos e Dentes Mais Fortes

A proteína colágeno é um bloco de construção das suas unhas, cabelo e dentes. Adicionar colágeno à sua dieta pode ajudar a manter suas unhas fortes e possivelmente reverter os sinais da perda de cabelo. O colágeno pode ser um alvo terapêutico em potencial para a queda de cabelo e outras doenças relacionadas à pele.

6) Melhora a Saúde do Fígado

Se você está procurando fazer um detox das substâncias prejudiciais do seu corpo, melhorar a circulação sanguínea e manter seu coração jovem, o colágeno é extremamente útil. A glicina ajuda a minimizar o dano ao seu fígado quando ele absorve substâncias estranhas, álcool ou toxinas que não deveriam passar por ele. Estudos descobriram que a glicina pode ser útil em ajudar a reduzir o dano ao fígado relacionado à indução alcoólica e outras formas de dano crônico ao fígado.




7) Protege a Saúde Cardiovascular

O aminoácido prolina ajuda as paredes de suas artérias a liberar a concentração de gordura no fluxo sanguíneo, diminuindo a gordura nas artérias e minimizando a acumulação de gordura. A prolina é necessária para a reparação de tecido nas juntas e artérias, além de ajudar com a controlar a pressão arterial. Como parte do colágeno é encontrado nas juntas, ela protege nosso corpo contra os efeitos de vibrações ou choques e nos ajuda a manter o valioso colágeno enquanto envelhecemos. Ela também se relaciona à prevenção do endurecimento das artérias já que ajuda nossas artérias a se manterem livres do acúmulo perigoso de bloqueios. A Arginina também ajuda com a produção de óxido nítrico, que permite uma melhor abertura das artérias e o relaxamento das células musculares e das vias sanguíneas que permite uma melhor circulação.

Quantos Tipos de Colágeno Existem?

Existem no mínimo 16 tipos diferentes de colágeno dentro do corpo humano, aqui estão os detalhes sobre os mais importantes:

  • Colágeno Tipo 1: Esse é de longe o mais abundante, e quase considerado o mais forte tipo de colágeno encontrado no corpo humano. Ele é composto de fibras eosinofílicas que formam partes do corpo, incluindo os tendões, ligamentos, órgãos e a pele. O Tipo 1 também ajuda a formar os ossos. Ele é muito importante na regeneração de ferimentos, dando à pele sua qualidade elástica e mantendo unido seu tecido para que não se rompa.
  • Colágeno Tipo 2: O Tipo 2 primariamente ajuda a construir cartilagem, que é encontrada nos tecidos conectivos. A saúde de nossas juntas depende da cartilagem feita de colágeno tipo 2, que é a razão pela qual ele é beneficial para prevenir dores nas juntas relacionadas ao envelhecimento ou vários sintomas de artrite.
  • Colágeno Tipo 3: O Tipo 3 é composto de fibras reticulares e é um componente importante da matriz extracelular que compõe nossos órgãos e a pele. Ele é geralmente encontrado com o colágeno tipo 1 e ajuda a dar à pele sua elasticidade e firmeza. Ele também forma as vias sanguíneas e o tecido de dentro do coração. Por essas razões, a deficiência de colágeno tipo 3 se relaciona a maiores riscos de rupturas nas veias e até à morte precoce, de acordo com resultados de certos estudos em animais.
  • Colágeno Tipo 4: O Tipo 4 tem o importante trabalho de formar o tecido que permeia os órgãos, os músculos e a gordura chamado de lâmina basal. A lâmina basal é necessária para várias funções nervosas e das vias sanguíneas. Elas permeiam a maioria dos nossos órgãos digestivos e das superfícies respiratórias.
  • Colágeno Tipo 5: Esse tipo de colágeno é necessário para formar a superfície das células, além dos fios de cabelo e o tecido encontrado em placentas.
  • Colágeno Tipo 10: O tipo 10 ajuda com a formação de ossos e a formar a cartilagem articular. Ele está relacionado com o processo de criação de tecido ósseo. Foi descoberto que ele é benéfico na cura de fraturas ósseas e na reparação das juntas.

Informações Nutricionais do Colágeno

O colágeno é conhecido como uma proteína complexa por conter 19 aminoácidos diferentes. Esses incluem uma mistura de tipos essenciais e não-essenciais. O colágeno é particularmente bom para conseguir mais aminoácidos, como a arginina, a glutamina, a glicina e a prolina. A prolina e a glicina são os principais tipos de aminoácidos encontrados no colágeno. Ambas são aminoácidos importantes que não são abundantes em carnes animais. Isso significa que as pessoas não têm esses aminoácidos em suas dietas.

Quais Aminoácidos Estão no Colágeno?

A maior porcentagem de aminoácidos encontrados no colágeno e seus benefícios são:

  • Prolina: A Prolina compõe quase 15 por cento do colágeno. A prolina e a glicina, em particular, cumpre um papel importante em garantir que seu corpo funcione corretamente. A prolina ajuda a proteger a integridade das vias sanguíneas, melhorar a saúde das juntas e tem vários benefícios cardiovasculares.
  • Glicina: Por volta de um terço da proteína encontrada no colágeno é glicina. Ela é um dos menores aminoácidos mas tem efeitos importantes. Para garantir que nossas células funcionem corretamente, a glicina ajuda a construir fios de DNA saudáveis. Ela também é um dos três aminoácidos que formam a creatina, que promove o crescimento muscular saudável e aumenta a produção de energia durante os treinamentos.
  • Glutamina: Considerada um dos mais importantes e abundantes aminoácidos do corpo, a glutamina é criada dentro de nossos músculos e também encontrada em fontes alimentares. O Nitrogênio, criado pela glutamina em altas quantidades, também ajuda com a cura de feridas e previne a perda muscular e dores nas juntas.
  • Arginina: A arginina (também comumente conhecida como L-arginina) quebra-se em óxido nítrico no corpo, que é um composto importante para a saúde arterial e cardíaca. A arginina também  demonstrou melhorar a circulação, ajudar a fortalecer o sistema imunológico e tem uma influência positiva na libido masculina.

Como Eu Adiciono Colágeno à Minha Dieta?

As melhores formas de consumir mais colágeno incluem:

  • Fazer ou beber caldo de osso.
  • Usar proteína de caldo de osso em receitas. Você pode consumir somente o caldo de osso, ou usá-lo em vários tipos de receitas doces e salgadas dependendo do tipo de produto.
  • Tomar suplementos de colágeno que são uma forma fácil e rápida de adicionar esta proteína vital à sua vida. Você pode comprar suplementos de colágeno online.
  • E por último, consumir uma dieta balanceada que ajuda a aumentar a absorção do colágeno que você consome.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>