Dieta, Musculação

É Melhor o Whey Protein ou a Proteína de Soja?

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Whey Protein ou Proteína de Soja: Qual é Melhor?

Com diferentes tipos de proteína em pó (whey protein) disponíveis comercialmente, é difícil saber qual escolher. Os suplementos de proteína existem para “suplementar” uma dieta que já é rica em fontes de proteína de qualidade, que vêm de alimentos de verdade como ovos (uma boa fonte de Ômega-3), frango, peixe, laticínios e carne bovina. Se você mantém uma dieta vegetariana, as fontes não-animais de proteína também devem ser a fonte primária, com a proteína em pó usada como suplemento. Uma vez que você implementar proteína de qualidade como parte de sua dieta saudável, você pode começar a procurar por proteína em pó de boa qualidade. As escolhas mais populares de proteína em pó são as de base de soro, soja ou arroz integral.

Por Que a Proteína é Importante?

A palavra Proteína vem de uma palavra grega que significa de alta importância ou de grande prioridade. Os gregos se preocupavam bastante com sua saúde física e aparência e sabiam sobre a importância vital da proteína na dieta. A proteína é essencial para reconstruir células e tecidos, mantendo os fluidos em equilíbrio, protegendo o funcionamento das enzimas, apoiando as contrações musculares e nervosas, além de apoiar a saúde da pele, cabelo e unhas. Um dos suplementos de proteína mais populares hoje em dia é a whey protein. Estudos demonstram que o whey protein é uma ótima opção para aumentar a força muscular. Há diversos prós da suplementação com whey protein e alguns contras. Abaixo nós revisaremos as diferenças entre as proteínas de whey e soja, que são alguns dos diversos tipos diferentes de proteína.

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Whey Protein:

O whey protein é criado como um subproduto da produção do queijo. Existem dois tipos de proteína encontrados no leite: A proteína do soro e a caseína. Existem três tipos de whey protein:

  1. Concentrados: Contém baixos níveis de gordura e de colesterol, altos níveis de compostos bioativos na forma de lactose. Essa é a melhor forma e a menos processada.
  2. Isolados: A gordura é removida, são reduzidos os compostos bioativos, tem um suave sabor de leite e as proteínas podem ser desnaturadas.
  3. Hidro Isolados: Nesse caso o custo é mais alto e há muito menos alergênicos do que as outras formas de whey. Também é o tipo mais processado dos três.

Quais São os Benefícios do Whey Protein?

Whey protein é uma das proteínas mais populares usadas por atletas e bodybuilders pelos seus efeitos realçadores para os músculos. Em teoria, ele ajuda não só a construir músculos e a aprimorar a composição corporal, mas também a acelerar a recomposição de músculos lesionados e sob estresse, especialmente por treinos mais intensos. Whey protein tem vários outros benefícios à saúde que incluem:




  • Supressão de apetite
  • Prevenção de alergias
  • Redução ao risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes
  • Benefícios antioxidantes

Efeitos Colaterais do Whey

Assim como a maioria dos suplementos, existem certos efeitos colaterais do whey protein. Alguns desses efeitos incluem gases, inchaço, cãibras, cansaço, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade. Muitos dos efeitos colaterais são ocasionados pela intolerância à lactose dos usuários. Certifique-se de checar se você é intolerante à lactose antes de tomar whey protein em pó.

Proteína de Soja:

A proteína de soja é derivada dos grãos de soja. Os grãos de soja são moídos e desengordurados e então processados em três formas:

  1. Farinha de Soja
  2. Isolados de Soja
  3. Concentrados de Soja

A proteína de soja é um substituto excelente para pessoas intolerantes a lactose que não podem consumir Whey Protein. Você pode comprar proteína de soja facilmente online para ajudar a suplementar sua dieta.

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